quarta-feira, 31 de março de 2010

Superação

Vida é Superação

A nossa alegria supera nossa tristeza,
nosso consolo supera nossa dor,
nossa fé supera nossa dúvida,
nossa esperança supera nosso desespero,
nosso entusiasmo supera nosso desânimo,
nosso sucesso supera nosso fracasso,
nossa coragem supera nosso medo,
nossa força supera nossa fraqueza,
nossa perseverança supera nossa inconstância,
nossa paz supera nossa guerra,
nossa luz supera nossa escuridão,
nossa voz supera nosso silêncio,
nossa paciência supera nossa impaciência,
nosso descanso supera nosso cansaço,
nosso conhecimento supera nossa ignorância,
nossa sabedoria supera nossa tolice,
nossa vitória supera nossa derrota,
nossa ação supera nosso tédio,
nosso ganho supera nossa perda,
nossa resistência supera nossa fragilidade,
nosso sorriso supera nosso choro,
nossa gratidão supera nossa ingradidão,
nossa riqueza supera nossa pobreza,
nosso sonho supera nossa realidade...
Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo!
(Pr. Edilson Ramos)

domingo, 28 de março de 2010

Reconheço...

que estou triste...
Achei que não tava nem aí pra ele, mas sinto falta.
Achei que ele viria atrás de mim.
Me iludi.

Quando o vejo online no msn mudo logo meu status para "disponível", achando que ele vai puxar conversa e dizer que me quer. Mas isso não acontece.
Quase morri ao ler o email em que ele disse que está numa das melhores fases da vida...

Admito que sinto inveja das amigas que tem alguém bacana ao lado, casadas ou namorando, mesmo sabendo que todo relacionamento tem momentos chatos.

Vou continuar meu caminho, vivendo e desenvolvendo minhas atividades diárias da melhor maneira possível, tentando ter o prazer que me é possível, através das minhas atividades físicas (natação e corrida de orientação), do meu trabalho como pedagoga, do meu desenvolvimento intelectual (alçando voo em direção ao mestrado) e da minha espiritualidade/religiosidade (compreensão do sentido da vida, visita ao orfanato, coordenação das atividades de evangelização etc).

Ao que me é impossível, pelo menos no momento, vou me resignar...

sábado, 27 de março de 2010

Fazer e perder amigos...

Esses dias chegou-me um bilhete de um casal amigo. O bilhete dizia: -“ O carinho é o mesmo, mas faz quinze anos que sumimos um do outro. Quando passar por aqui tire um dia em honra da nossa amizade que nunca diminuiu!” Telefonei e irei. Já têm três netos e eu nem sabia!

Já ganhei amigos que não merecia e perdi amigos que não desejaria ter perdido. Alguns, por culpa minha, outros por culpa deles. Eu fiz certo, mas eles acharam que não fiz. Em outros casos achei que fazia certo, mas fiz errado. Não me quiseram mais entre eles.

Tive amigos de infância que não prosseguiram como amigos de adolescência ou de juventude. Alguns de meus amigos de juventude não permaneceram comigo na idade adulta. Agora que chego quase aos setenta anos, percebo que muitos amigos de três a quatro décadas não mais me telefonam. Nem eu a eles. Algum laço se rompeu. E não foi nem inimizade. Parecemos continentes que se separaram com o movimento das placas tectônicas da vida.

Na verdade, poucas amizades duram a vida inteira. A maioria delas perde a impulso. Esses dias, encontrei dois velhos amigos de muitas décadas. Perguntamo-nos o que houve que não mais tivemos tempo nem de telefonar. Os dois lados não sabiam por quê. Um deles, americano, usou a palavra we drifted apart: boiamos para longe... Foi o que houve. As águas do tempo nos foram levando e esquecemos de remar contra a corrente para nos vermos mais vezes.

Amigos de longa data de repente foram embora e até hoje não sabemos por quê. Outros foram e quando nos vimos depois de 30 anos a amizade ainda era a mesma. Muitos de meus jovens precisaram da ausência para descobrir o que quanto fui importante na vida deles e eles na minha. Outros nunca perderam o contato. Colegas sacerdotes que conheço há cinqüenta anos permanecem grandes amigos, mesmo se faz dez que não nos vemos.

Isso de fazer e de perder amigos tem a ver com a atenção e o porquê. Às vezes ficamos desatentos e lá se vai o amigo. Às vezes ele perdoa. Ás vezes nós perdoamos os meses ou anos de telefonemas não dados. Há mais do que telefone nestes laços.

Há amigos pais, amigos filhos, amigos irmãos e amigos-amigos. Sem alguns, eu não saberia viver. Doeria demais. Nem eles vivem sem mim. Mas há outros cujo silêncio não doeu, mas nem por isso deixamos de nos querer bem. É mistério. Há amizades duradouras que nunca foram profundas. Há amizades profundas e duradouras. Há outras que duraram pouco. E há outras que não admitimos nem mesmo a hipótese de perder. Entraram na alma.

Uma coisa, porém, é certa. Trocar e substituir amigos, nunca! Não é porque arranjamos novos amigos que descartaremos os de ontem. O coração tem que ter lugar para outros mais. Amigo algum poderá ocupar o trono do outro, nem mesmo do que se foi e nos deixou sem uma palavra e um porquê. O lugar dele fica, à espera de sua volta, mesmo que nunca mais volte.

Isso de ser amigos é mistério. Nem Ágape, nem Eros nem Filia explicitam. É algo indefinível. Gostaríamos de não amar, mas amamos. E daí? Não os pedimos, mas vieram. Acho que Deus algo a ver com isso! Alguns amigos, por mais que briguemos foi Deus quem os deu. E dom de Deus a gente não desperdiça!


Pe. ZEZINHO scj

segunda-feira, 15 de março de 2010

TER FÉ

Ter fé é banir da vida o “e se?” e caminhar com a cabeça erguida, sem olhar para trás e nem para os lados; é ter a convicção de que aconteça o que acontecer, o objetivo será atingido.

Há quem pense que ter fé é se jogar num buraco escuro, sem saber o que o espera embaixo; mas é exatamente o contrário. Quem tem fé se joga no buraco escuro sim, mas ele sabe, através dos olhos espirituais, o que o espera e não duvida disso; ele constrói sua arca com a certeza que a chuva virá; ele abre os olhos para a promessa e fecha os ouvidos para os que tentam fazê-lo desistir com dúvidas; ele anda sobre as águas e sente terra firme sob os pés; ele vê saídas e continua a caminhar onde outros desistiram.

Temos fé quando temos a certeza absoluta que não estamos sós. Sabemos que uma Mão nos guia, Braços nos esperam e isso nos reconforta.

Perdemos bênçãos por que no meio do caminho, principalmente se este for longo, começamos a questionar. Mas não é fácil pra ninguém manter-se em posição de fé quando tudo parece contrário ao que se espera.

As pessoas mais próximas de Jesus duvidaram. Pedro começou a afundar ao andar sobre as águas, os discípulos todos entraram em pânico por causa de uma tempestade, mesmo sabendo o Mestre do lado e Tomé quis tocar a ferida com as próprias mãos.

Somos assim, nós, incrédulos, porque somos por demais materialistas. Fôssemos mais espirituais e nossa vida seria diferente. Quem só acredita naquilo que vê, só experimenta daquilo que vê; quem acredita em Deus, experimenta a diversidade de bênçãos que Deus coloca a nossa disposição.

A fé é um exercício diário de confiança em Deus e é o resultado da convivência com Ele. Só que Deus não é um Deus que se impõe. A nós cabe a busca.

Quem já tem fé planta em desertos e vê campos floridos.

Quem não tem, peça que Deus dá com alegria.

domingo, 14 de março de 2010

Corrupção

Conforme o dicionário, corrupção é adulterar, corromper, estragar, viciar-se.

Nos dias em que vivemos, muito se tem falado a respeito da corrupção. E, quase sempre, direcionando as setas para os poderes públicos.

Pensamos que corrupção esteja intimamente ligada aos que exercem o poder público.

Ledo engano. Está de tal forma disseminada entre nós, que, com certeza, muito poucos nela não estejamos enquadrados.

Vejamos alguns exemplos.

Quando produzimos algo com qualificação inferior, para auferir maiores lucros, e vendemos como de qualidade superior, estamos sendo corruptos.

Quando adquirimos uma propriedade e, ao procedermos a escrituração, adulteramos o valor, a fim de pagar menos impostos, estamos disseminando corrupção.

Ao burlarmos o fisco, não pedindo ou não emitindo nota fiscal, estamos nos permitindo a corrupção.

Isso tem sido comum, não é mesmo? É como se houvesse, entre todos, um contrato secretamente assinado no sentido de eu faço, todos fazem e ninguém conta para ninguém.

Com a desculpa de protegermos pessoas que poderão vir a perder seus empregos, não denunciamos atos lesivos a organizações que desejam ser sérias.

Atos como o do funcionário que se oferece para fazer, em seus dias de folga, o mesmo serviço, a preço menor, do que aquele que a empresa a que está vinculado estabelece.

Ou daquele que orienta o cliente, no próprio balcão, entregando cartões de visita, a buscar produto de melhor qualidade e melhor preço, segundo ele, em loja de seu parente ou conhecido.

Esquece que tem seu salário pago pelos donos da empresa para quem deveria estar trabalhando, de verdade.

Desviando clientes, está desviando a finalidade da sua atividade, configurando corrupção.

Corrupção é sermos pagos para trabalhar oito horas e chegarmos atrasados, ou sairmos antes, pedindo que colegas passem o nosso cartão pelo relógio eletrônico.

É conseguir atestados falsos, de profissionais igualmente corruptos, para justificar nossa ausência do local de trabalho, em dias que antecedem feriados.

Desvio de finalidade: deveríamos estar trabalhando, mas vamos viajar ou passear.

É promovermos a quebra ou avaria de algum equipamento na empresa, a fim de termos algumas horas de folga.

É mentirmos perante as autoridades, desejando favorecer a uns e outros em processos litigiosos. Naturalmente, para ser agradáveis a ditos amigos que, dizem, quando precisarmos, farão o mesmo por nós.

Corrupção é aplaudir nosso filho que nos apresenta notas altas nas matérias, mesmo sabendo que ele as adquiriu à custa de desavergonhada cola.

E que dizer dos que nos oferecemos para fazer prova no lugar do outro? Ou realizar toda a pesquisa que a ele caberia fazer?

Sério, não?

Assim, a partir de agora, passemos a examinar com mais vagar tudo que fazemos.

Mesmo porque, nossos filhos têm os olhos postos sobre nós e nossos exemplos sempre falarão mais alto do que nossas palavras.

Desejamos, acaso, que a situação que vivemos em nosso país tenha prosseguimento?

Ou almejamos uma nação forte, unida pelo bem, disposta a trabalhar para progredir, crescer em intelecto e moralidade?

Em nossas mãos, repousa a decisão.

Se desejarmos, podemos iniciar a poda da corrupção hoje mesmo, agora.

E se acreditamos que somente um de nós fazendo, tudo continuará igual, não é verdade. Os exemplos arrastam.

Se começarmos a campanha da honestidade, da integridade, logo mais os corruptos sentirão vergonha.

Receberão admoestações e punições, em vez de aplausos.

E, convenhamos, se não houver quem aceite a corrupção, ela morrerá por si mesma.

Pensemos nisso. E não percamos tempo.

domingo, 7 de março de 2010

Vida ativa!!!

Ontem participei de um curso de iniciação a corrida de orientação. Foi muito bom, aprendi a usar direitinho a bússola, ler um mapa, contar passos andando e correndo para averiguar 100m, entender escala de mapa etc. Hoje aplicamos os conhecimentos na prática. Teve corrida de orientação em Brazlandia-DF. Corri em dupla com minha amiga Kate. Foi ótimo meu final de semana!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Reflexões - Filosofia Homeopática

Então fui ontem à consulta homeopática e como sempre, foi ótima! Não precisei sair de casa de madrugada. Cheguei no posto de saúde 9h e fui a segunda paciente do Dr Claudio! Entrei no consultório depois de 10:30h e saí advinhem... depois de 13:30h! Conversamos muita coisa! Consulta homeopática é assim! Foram tantas coisas importantes que achei melhor escrever, para não esquecer. De vez em quando reler e pensar...
Tolerância para com as diferenças;
Toda escolha implica em exclusão das outras opções; Por isso inclusão é ausência de escolhas...
Devemos manter o coração aberto para na medida do possível, excluir pouco ou quase nada.
Os bebês tem muita agilidade e pouca maturidade. Reagem fortemente, no exato momento contra algo ou alguém que os desagrade. Nós, adultos, ficamos remoendo. Temos maturidade e pouca agilidade.
Só podemos atuar no presente. O passado não dá pra modificar.
Devemos perguntar "o que" e não "por que". "O que" traz em si a possibilidade de uma resposta amorosa, já o "por que" não. "O que" denota curiosidade, "por que" é chato, é julgador...
Antes a minha válvula de escape era mais o estômago, agora são as dobras internas dos cotovelos. Em época de crise, meus braços chegam a minar uma água que parece pus e fica uma grande ferida. É o corpo colocando pra fora o que não está fazendo bem. É saudável. Não tenho que ficar angustiada nem perguntando por que. Sendo externo é mais fácil de detectar e não agride muito o organismo.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Consciência

Hoje estou em consulta homeopática. Faz mais de 15 anos que Dr. Claudio me acompanha! Acompanhava a família toda: eu, marido e dois filhos. Mas aí, um a um, foram desistindo. Restavamos eu e meu filho Gabriel. Hoje Gabriel resolveu não vir à consulta... Eu já havia avisado há duas semanas atrás que nossa consulta seria hoje e que ele verificasse na escola se não teria problemas em faltar aula. Avisei no meu trabalho que não iria hoje, pois sei que a consulta é demorada. É no Posto de Saúde, ordem de chegada. Demora as vezes 1h30min com o médico, e ainda teria que sair, almoçar e chegaria muito atrasada, cansada e na correria pra trabalhar. É cansativo, mas vale a pena. Dr Cláudio é um excelente médico! Mas é uma questão de prioridades e consciência. Pra mim a Homeopatia é muito importante! Homeopatia, acupuntura, yoga, florais... Gosto muito de tudo isso! Gosto de uma abordagem ampla do ser humano no universo. Creio numa rede de relações e interações e influências cósmicas recíprocas. Mas não posso impor isso a ninguém. Se outros não dão o mesmo valor que eu, não vou insistir. Não posso e não quero insistir. Estou cansada de fazer as coisas para os outros, coisas que eu acredito sejam boas para eles. Vou deixar agora que eles corram atrás! E vou seguindo meu caminho! Bem, é isso! Um abraço fraterno! Tenha um ótimo dia! Uma ótima noite!

terça-feira, 2 de março de 2010

Dias de Luta, Dias de Glória (Charlie Brown Jr)

Canto minha vida com orgulho
Na minha vida tudo acontece
Mas quanto mais a gente rala, mais a gente cresce
Hoje estou feliz porque eu sonhei com você
E amanhã posso chorar por não poder te ver
Mas o seu sorriso vale mais que um diamante
Se você vier comigo, aí nós vamos adiante
Com a cabeça erguida e mantendo a fé em Deus
O seu dia mais feliz vai ser o mesmo que o meu
A vida me ensinou a nunca desistir
Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir
Podem me tirar tudo que tenho
Só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz
pra quem eu amo
E eu sou feliz e canto e o universo é uma canção e
eu vou que vou

História, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória 4x

Oh minha gata, morada dos meus sonhos
Todo dia, se pudesse eu ia estar com você
Já te via muito antes nos meus sonhos
Eu procurei a vida inteira por alguém como você
Por isso eu canto a minha vida com orgulho
Com melodia, alegria e barulho
Eu sou feliz e rodo pelo mundo
Sou correria mas também sou vagabundo
Mas hoje dou valor de verdade pra minha saúde,
pra minha liberdade
Que bom te encontrar nessa cidade
Esse brilho intenso me lembra você

História, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória 4x

Hoje estou feliz, acordei com o pé direito
E vou fazer de novo, vou fazer muito bem feito
Sintonia, telepatia, comunicação pelo cortex bum bye bye

http://vagalume.uol.com.br/charlie-brown-jr/dias-de-luta-dias-de-gloria.html